Frasco e pipeta de Florais de Bach para ansiedade
Frasco e pipeta de Florais de Bach para ansiedade

7 Florais de Bach para Combater a Ansiedade

0 comentários
< Voltar ao blog

7 Florais de Bach para Combater a Ansiedade

O ritmo frenético do quotidiano moderno sobrecarrega-nos, muitas vezes, com stress e ansiedade. Pensa em problemas como o excesso de trabalho, conflitos familiares, ou mesmo pequenos contratempos do dia a dia, como uma simples avaria do carro. Todas estas pressões, aliadas aos nossos medos, causam agitação emocional e prejudicam a nossa serenidade.

Felizmente, há soluções naturais muito eficazes para aliviar o desassossego e garantir bem-estar. Os Florais de Bach merecem destaque e, neste artigo, vamos explicar-te em que consistem. Vamos ainda identificar os 7 Florais de Bach que podes começar a tomar já para combater, com sucesso, a ansiedade. 

O que são Florais de Bach?

Todos sabemos que, quando a mente sofre, o corpo paga. É, aliás, o que acontece nas chamadas “doenças psicossomáticas”: surgem problemas físicos como resultado do sofrimento emocional[1]. Foi esta consciência, a de que a doença aparece pela desarmonia entre a emoção e o corpo, que motivou o médico inglês Edward Bach a procurar uma solução para o problema.

Inconformado com as terapias da medicina convencional, Bach dirigiu todas as atenções para a Natureza e, na década de 30, desenvolveu um sistema de cura que aproveita a energia das flores para tratar doenças físicas e psíquicas. Nascem assim os Florais de Bach: essências de flores usadas para restabelecer o equilíbrio interior de cada pessoa e estimular o bem-estar fisiológico por consequência.

Ao todo, Edward Bach produziu 38 florais[2], cada um destinado a tratar um estado emocional negativo, desde o pessimismo, ao ciúme, à inveja, à possessividade, até à solidão, por exemplo. E a ansiedade é, claro, um dos grandes focos[3] deste método de cura natural cujas potencialidades já foram, aliás, reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde[4].

Como é que os Florais de Bach atuam sobre a ansiedade?

No caso específico da ansiedade, os Florais de Bach atuam diretamente sobre a condição emocional da pessoa e erradicam a fonte das preocupações e do stress[5]. Por outras palavras, estas essências florais ajudam a eliminar as causas por detrás da doença psicossomática. Alivia-se, assim, o mal-estar psicológico e promove-se a harmonia entre o corpo e a mente.

Como é claro, a ansiedade manifesta-se de diferentes modos em cada pessoa. E é também por isso que há vários tipos de Florais de Bach dirigidos a essa condição. Vamos dar-te a conhecer as 7 essências mais recomendadas, nesta terapia, para colmatares a ansiedade.

Os 7 Florais de Bach mais recomendados para a ansiedade

Cada um dos florais seguintes é útil para combater vários dos sintomas que resultam da ansiedade: o batimento cardíaco acelerado, a tensão emocional e muscular, as insónias, ou o estado de hipervigilância, por exemplo. Descobre os que se adequam mais a ti.

1.     Impatiens

O nome não engana. Esta essência floral está indicada para as pessoas mais impacientes e agitadas. Caso te deixes irritar com facilidade e tendas a agir por impulso, o Floral de Bach Impatiens é a solução certa para ti. Abraça o potencial deste floral e encara os teus problemas com firmeza e de forma espontânea, mas, sobretudo, com toda a calma e ponderação.

2.     Mimulus

É fácil perceber o objetivo da essência “Mimulus” se pensares nas mais variadas fobias que uma pessoa pode experienciar. Pode ser, por exemplo, o medo de falar em público ou o medo de aranhas. Qualquer receio que consigas identificar facilmente é tratado com recurso a este floral. O Mimulus vai ajudar-te a encontrar coragem e força para que encares os medos do dia-a-dia.

3.     Aspen

Pelo contrário, quando estás perante um medo vago e difícil de descrever, o “Aspen” é a ajuda recomendada. Pode ser um mau pressentimento ou um aperto no peito, como se algo negativo estivesse prestes a acontecer. Ao controlar a intensidade do teu estado de (hiper)vigilância, o Aspen devolve-te a confiança necessária para lidares com o desconhecido.

4.     Rock Rose

Se o que vivencias se traduz em estados de medo muito intensos ou mesmo em ataques de pânico, o floral Rock Rose é a opção mais indicada. Recorre a esta essência quando a sensação de medo te encobrir a razão e dificultar a tomada de decisões conscientes. Este floral de Bach vai restabelecer a tua calma de forma progressiva e suprimir o estado de pânico.

5.     White Chestnut

Com certeza já terás dado por ti a pensar no mesmo assunto, ou problema, de forma persistente e obsessiva. Confirmas esta situação? Nesse caso, opta pelo White Chestnut. É o floral que vai ajudar a libertar a tua mente dos pensamentos intrusivos e dos conflitos internos que experiencias. Recupera o teu foco e diz adeus à agitação mental.

6.     Cherry Plum

É bem provável que, por vezes, sintas que estás prestes a atingir o limite da tua paciência. É o que acontece quando estás perante uma situação de sofrimento prolongado. Este desespero pode originar em ti o medo de perder o controle sobre os teus atos. Recorre ao Cherry Plum para recuperares a tua tranquilidade e para enfrentares os teus desafios com paz de espírito.

7.     Rescue Remedy

Encara este Floral de Bach como uma solução de último recurso. Tal como o nome indica, o Rescue Remedy deve ser tomado em situações de emergência e de grande tensão física e psicológica. É um cocktail que permite restaurar o teu equilíbrio emocional após uma situação traumática.

Como utilizar os Florais de Bach?

Agora que conheces os Florais de Bach mais indicados para a gestão da ansiedade, importa perceber como podes utilizá-los. Estas essências costumam vir em pequenos frascos (por regra, de 10 ou 20 mililitros) e podem ser tomadas de duas formas:

  • Diluídas em água: podes juntar duas gotas do teu floral em água e beber a essência pelo menos quatro vezes por dia;
  • Aplicadas na língua: em alternativa, podes colocar as duas gotas diretamente na língua, mas nota que o sabor do floral poderá ser intenso.

Diz adeus à ansiedade

Ninguém gosta da sensação de ansiedade e dos sintomas a que este problema está associado. A agitação mental e o desconforto que esse estado envolve são tudo menos agradáveis, mas agora sabes que tens uma solução ao teu dispor. Apesar de não substituírem o acompanhamento médico convencional, os Florais de Bach podem ser o teu novo aliado na preservação da saúde mental e no combate de sucesso à ansiedade.

Começa agora a explorar os Florais de Bach disponíveis na Bioself Natura e, enquanto o fazes, lembra-te da melhor parte: é a própria Natureza que está a ajudar-te.

Referências:

[1] https://www.researchgate.net/publication/338935927_Psychosomatic_Disorders

 2 Llonch M. Esencias florales. Un mundo fascinante [Floral essences, a fascinating world]. Rev Enferm. 2005 May;28(5):47-8, 51-2. Spanish. PMID: 15981972.

 3 Silva J. Morais M. A terapia floral no cuidado integral à população durante a pandemia de COVID-19 [Flower therapy in holistic care for the population during the COVID-19 pandemic]. Rev Promoção da Saúde. 2023;16(2); e-11186 - e-ISSN 2176-9206

 4 https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1744388107000059

 5 Oliva i Segura M. Apoyo emocional y terapia con flores de Bach [Emotional support and Bach Flower Therapy]. Rev Enferm. 2009 Oct;32(10):16-9. Spanish. PMID: 20014621

Aviso legal:
Este artigo não tem a intenção de diagnosticar, tratar ou substituir aconselhamento médico sendo o seu conteúdo apenas para fins informativos. Consulta um médico ou profissional de saúde sobre qualquer diagnóstico médico relacionado com a tua saúde ou mesmo eventuais opções de tratamento. As afirmações feitas sobre produtos específicos neste artigo não são aprovadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.