Mulher na natureza
Mulher na natureza

Saúde mental: definição, principais problemas e como cuidar

0 comentários
< Voltar ao blog

Saúde mental: definição, principais problemas e como cuidar

A saúde mental refere-se a um estado geral de bem-estar psicológico e emocional. Mas, nesta definição de saúde mental não se trata apenas de não sofrer de uma doença mental, é mais abrangente: significa que o corpo e a mente estão a trabalhar harmoniosamente e em conjunto, ajudando-te a realizar o teu potencial, preparando-te para enfrentar os desafios do dia-a-dia, e permitindo-te trabalhar e contribuir para a vida em comunidade1.

A importância da saúde mental

Não é por acaso que a saúde mental é hoje reconhecida como um direito humano fundamental, com impacto em diversas facetas da nossa vida2:

- na capacidade de adaptação a mudanças e a novas circunstâncias

- na superação de crises, de perdas afetivas e de conflitos emocionais

- no reconhecimento dos nossos limites e de sinais de mal-estar

- na aplicação de um sentido crítico e de realidade, conjugado com o sentido de humor, a criatividade, e a capacidade de sonhar

- no estabelecimento de relações com outros membros da comunidade

- na elaboração de projetos de vida, e no descobrir de um sentido para a própria vida.

Por vezes, e por diferentes motivos, a saúde mental poderá atingir o seu limite. Talvez te sintas a entrar em espiral, ou cada vez mais desligado do mundo. Estes sintomas, que parecem não ter escapatória, podem sinalizar uma doença mental. Em Portugal, estas doenças são um problema generalizado, e uma das principais causas de incapacidade para trabalhar2. A OCDE estima que 1 em cada 9 adultos da União Europeia apresentem sintomas de problemas psicológicos, e Portugal revela a prevalência mais elevada, com 23% - 1 em 5 adultos, 12 pontos percentuais acima da média3.

Principais causas e sintomas

O que está na origem dos problemas de saúde mental? A verdade é que ainda não sabemos ao certo, mas a resposta será uma complexa combinação de fatores, incluindo fatores genéticos, psicológicos, biológicos e ambientais4. Isto inclui, por exemplo, a predisposição familiar para este tipo de problemas, a exposição a agentes ambientais (toxinas, álcool, drogas), e o equilíbrio químico no nosso cérebro. Somam-se outros fatores das nossas vidas, como os problemas financeiros, o luto e o fim das relações, o isolamento social, as experiências traumáticas, de abuso ou de violência, e as condições médicas crónicas.

O que é certo é que, ao contrário do que a medicina ocidental acreditou durante muito tempo, não há uma separação rígida entre a saúde física e a saúde mental e emocional. Quando a saúde mental está comprometida, também a saúde física estará em risco, com a tendência para o abandono de práticas saudáveis e para o aumento de comportamentos de risco, como o sedentarismo e o consumo de substâncias. De forma inversa, uma doença física pode também aumentar o risco de uma doença mental5.

As doenças mentais são, infelizmente, muito comuns – e incluem diagnósticos como depressão, transtorno de ansiedade, stress pós-traumático, transtorno bipolar, e distúrbios alimentares (como a anorexia e a bulimia nervosa). Os seus efeitos podem ser duradouros ou temporários4, e podem aparecer em qualquer idade, desde a infância aos anos tardios da idade adulta. Apesar da sua prevalência na população, há ainda um estigma significativo em torno dos problemas de saúde mental, o que só reveste de maior importância os esforços de consciencialização, combatendo os estereótipos e garantindo o acesso a tratamento e a apoio.

Como cuidar da saúde mental no dia-a-dia

Há várias dicas que podes seguir para ajudar na prevenção ou na recuperação de problemas de saúde mental. É um processo que começa na infância, no ambiente que nos dá a autoestima e a capacidade para resolver adversidades, e que se estende pela vida adulta.

Diminuir o stress

Começa por procurar controlar o stress a que estás exposto e, se tens predisposição para doenças mentais, está atento aos seus sinais, procurando ajuda antes que os sintomas se agravem. A intervenção precoce pode prevenir complicações futuras e acelerar a recuperação.2 Para a depressão clínica e transtornos de ansiedade geral, a psicoterapia e os tratamentos farmacológicos são as opções de primeira linha6.

Implementar rotinas de self-care

O self-care é sempre imperativo, para que tenhas energia suficiente para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Em que é que isto consiste?

Nutrição

Em primeiro lugar, na nutrição. Manter uma alimentação saudável e regular, repleta de frutas e vegetais, traz comprovados benefícios para o bem-estar mental8. Por contraste, o consumo de alimentos ultra processados está ligado a uma maior probabilidade de sintomas depressivos e de ansiedade7.

Hábitos saudáveis de atividade física e sono

Já no que toca aos teus hábitos e estilo de vida, manter a atividade física regular ajuda a afastar a depressão e a ansiedade9. Opções como a natação, caminhadas ou yoga são acessíveis até a quem não tem grande preparação física. Podes ainda experimentar diferentes técnicas de relaxamento, como as técnicas de respiração profunda, a meditação, ou a terapia musical, que auxiliam no combate aos sentimentos menos agradáveis. A meditação está especialmente associada à ação preventiva10, bem como as atividades que envolvam contato com a natureza11. A qualidade do sono é igualmente crucial, implicando um número adequado de horas12 .

Além disto, evita as drogas e o álcool – podem ser formas tentadoras para lidar com os sentimentos mais desafiantes, mas têm consequências a médio e longo prazo.

Círculo social

Manter relações saudáveis com amigos, família ou grupos de apoio é sempre indispensável, uma vez que contribuem para um sentimento de pertença que te fará sentir valorizado, ao mesmo tempo te oferecem uma rede de apoio.

Suplementação para a saúde mental

Se quiseres dar um boost adicional à tua saúde mental, há vários suplementos que podem ser úteis:

  • Probióticos, associados a melhorias na saúde psicológica13.
  • Ácidos gordos, ómega-3, ferro, folato ou vitamina B12, cujo défice aumenta o risco de depressão13.
  • Vitamina D, ligada a melhorias na saúde mental13.
  • Magnésio, capaz de melhorar os níveis de stress quando combinado com a vitamina B613.

Há também vários óleos essenciais que ajudam no controlo do stress e da ansiedade.

A saúde mental é imprevisível e os problemas podem bater à porta de qualquer um. Apesar da sua complexidade, a prevenção e a recuperação das doenças mentais é possível, e estas recomendações são um excelente ponto de partida para limitar os fatores de risco. Não desanimes se não vires resultados imediatos, já que este processo leva tempo, energia e esforço. Mantém a comunicação com os teus amigos, familiares e profissionais de saúde, para que te possam apoiar de forma presente, e cuida de ti mesmo!

Referências:

  1. Organization, W.H. Mental Health. 2022; Available from: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response.
  2. Saúde, D.G.d. Porque se fala em saúde mental? 2024; Available from: https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/programa-nacional-para-a-saude-mental/perguntas-e-respostas.aspx.
  3. Portugueses, O.d.P., O Impacto da Saúde Mental na saúde Física - Custos económicos e Intervenções Psicologicas Custo-Efectivas. 2023.
  4. MSD, M. Considerações gerais sobre a doença mental. 2022 [cited 2024; Available from: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-cuidados-com-a-sa%C3%BAde-mental/classifica%C3%A7%C3%A3o-e-diagn%C3%B3stico-das-doen%C3%A7as-mentais.
  5. Park, C., et al., The Effect of Loneliness on Distinct Health Outcomes: A Comprehensive Review and Meta-Analysis. Psychiatry Res, 2020. 294: p. 113514.
  6. Health, N.I.o.M. Depression. 2023 [cited 2024; Available from: https://www.nimh.nih.gov/health/topics/depression/index.shtml.
  7. Lane, M.M., et al., Ultra-Processed Food Consumption and Mental Health: A Systematic Review and Meta-Analysis of Observational Studies. Nutrients, 2022. 14(13): p. 2568.
  8. Głąbska, D., et al., Fruit and Vegetable Intake and Mental Health in Adults: A Systematic Review. Nutrients, 2020. 12(1): p. 115.
  9. Andrade, C., Physical Exercise and Health, 5: Sedentary Time, Independent of Health-Related Physical Activity, as a Risk Factor for Adverse Physical Health and Mental Health Outcomes. J Clin Psychiatry, 2024. 85(1).
  10. Krishnakumar, D., M.R. Hamblin, and S. Lakshmanan, Meditation and Yoga can Modulate Brain Mechanisms that affect Behavior and Anxiety-A Modern Scientific Perspective. Anc Sci, 2015. 2(1): p. 13-19.
  11. Bratman, G.N., J.P. Hamilton, and G.C. Daily, The impacts of nature experience on human cognitive function and mental health. Ann N Y Acad Sci, 2012. 1249: p. 118-36.
  12. Scott, A.J., et al., Improving sleep quality leads to better mental health: A meta-analysis of randomised controlled trials. Sleep Med Rev, 2021. 60: p. 101556.
  13. Suárez-López, L.M., L.M. Bru-Luna, and M. Martí-Vilar, Influence of Nutrition on Mental Health: Scoping Review. Healthcare (Basel), 2023. 11(15).

Aviso legal:
Este artigo não tem a intenção de diagnosticar, tratar ou substituir aconselhamento médico sendo o seu conteúdo apenas para fins informativos. Consulta um médico ou profissional de saúde sobre qualquer diagnóstico médico relacionado com a tua saúde ou mesmo eventuais opções de tratamento. As afirmações feitas sobre produtos específicos neste artigo não são aprovadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.